quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Trabalho de Campo de Geografia

Alunos de 6º e 7º anos da EMEF 19 de Novembro participaram do trabalho de campo realizado no Parque Estadual do Jaraguá, em agosto, para a disciplina Geografia. O objetivo foi o estudo da paisagem, observando características do relevo, do bioma Mata Atlântica e a transição para Campos Sujos (vegetação típica do Cerrado), presente nas áreas mais altas do parque. 
Munidos de cadernetas, câmeras e muita curiosidade, nossos jovens pesquisadores registraram, além da fisiografia do Parque, os aspectos históricos da ocupação da área e sua transformação em uma Unidade de Conservação. Entusiasmo foi a palavra de ordem até mesmo para enfrentar a escadaria que leva ao Pico do Jaraguá. 

 Eles percorreram a Trilha da Bica, beberam água da nascente e puderam observar primatas como o macaco-prego e o sagui de tufo branco. Comportamento nota 10 para essa turma que soube aproveitar o passeio.  





sábado, 7 de setembro de 2013

"É CAMPEÃO"

... "É Campeão!", este grito de satisfação e anuncio da mais recente conquista está virando rotina no excelente trabalho dos professores Waldemar Farina e Francisco Brossi. 

    A última conquista coube aos meninos do basquete que apesar da recente formação e ainda com dificuldades no treinamento  conquistou o terceiro lugar ,inédito, no Torneio de Basquete da DRE Penha em 2013.




... "É Campeão!", este foi grito ouvido durante a 4ª aula, pois as "filhas de Francisco" haviam conquistado pela segunda vez o Torneio de Handebol da DRE Penha.

O motivo da alegria é que elas começaram a colher frutos da intensa rotina de treinos e participação de jogos em diversos campeonatos dos clubes famosos de nossa cidade e por mais uma vez  vencer a competição promovida pela DRE-Penha em 2013.



Parabéns ao professor Francisco por colocar o 19 de Novembro no mapa de São Paulo e maiormente as meninas pela brilhante conquista. Agora é só continuar com a fórmula mágica que faz todo campeão ter sucesso: treinar, treinar, treinar, ..


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Aula de Judô no 19

As crianças precisam estar sempre em movimento à procura de novas oportunidades, desafios e obstáculos. Em contrapartida a movimentação é uma necessidade para o desenvolvimento motor, porém deve-se levar em consideração que crianças ainda encontram-se em crescimento e desenvolvimento, submetidos constantemente a influências e alterações físicas, cognitivas e sociais.

Enquanto esporte, o Judô se utiliza de amplos princípios motores, uma vez que as técnicas baseiam-se em quedas, projeções, imobilizações e restrições articulares, explorando amplos movimentos locomotores (andar, correr, rastejar), movimentos estabilizadores (giros, movimentos axiais, equilíbrio), movimentos manipulativos (arremessar, segurar, soltar) e ainda a combinação destes movimentos de uma maneira complexa.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO JUDÔ
Poderoso instrumento da Educação Física no desenvolvimento das:
HABILIDADES MOTORAS
- Desenvolve o AUTOCONTROLE
- Melhora a AUTOCONFIANÇA
- Trabalha a DISCIPLINA
- Valoriza o RESPEITO
- Ensina a HIERARQUIA